Grandes realizações em meio a crise

“Somente em meio a grandes turbulências é que se constatam a capacidade de resistência e estabilidade de um navio”. (RGF).

A Convenção Batista do Pará pode ser comparada a um grande navio que singra os mares, muitas vezes revoltos, desde sua fundação em 01 de novembro de 1929, e hoje, prestes a completar 87 anos de existência, pode olhar para trás e dizer: “Ebenezer até aqui nos ajudou o Senhor”, (I Sam. 7.12), porém, será necessário olhar, também, para a frente e dizer: “Uns confiam em carros, outros, em cavalos, nós, porém, nos gloriemos em o nome do Senhor, nosso Deus” (Sl.20.7).

O Brasil de hoje assemelha-se, também, a um mar em turbulências. São muitos os problemas na área politica, econômica e social, e sem dúvida, tais tribulações afetam as igrejas e consequentemente a Cobapa.

Diante do cenário de instabilidade econômica do País a liderança da Cobapa precisa tomar algumas medidas urgentes, principalmente, no que diz respeito a compactar sua maquina administrativa e missionaria; adotar um tempo de rigorosa austeridade econômica; e ajustar todas as suas ações tomando-se como parâmetro, os limitados recursos financeiros deste momento.

Ressalta-se que, apesar dos parcos recursos recebidos, a Cobapa vem sendo significativamente efetiva capitaneando grandes realizações, conforme pode-se comprovar na relação a seguir:

  1. O fato da Cobapa está em ação em todo o Pará por meio de sua liderança e missionários. Tendo um Coordenador Regional em cada região deste gigante estado, totalmente a disposição das igrejas, não tem como não configurar como uma grande realização convencional.
  2. A Cobapa realzaiou, por meio do seu Diretor executivo, a posse dos seguintes novos coordenadores: Pr. Ebenézer Barros (Met. I); Miss. Wagner Souza (Met. II); Pr. Edson Penha; (Met.III). Pr. Rubens Lima (Tocantina). Pela importância do trabalho desses coordenadores, podemos dizer que tais nomeações são grandes realizações da Cobapa.
  3. A Cobapa realizou com sucesso, por meio de sua Equipe Executiva, mais uma edição do REJUBAPA – em Castanhal, Barcarena e Santarém, nos período de 6 a 9 de fevereiro de 2016; Mais uma edição do REJUBAPA TEEN – em Castanhal, em março.
  4. A Cobapa, está gerindo com sucesso, o seu Instituto Bíblico (IBC) o qual está se consolidando como uma ferramenta muito útil na capacitação de novos obreiros para as igrejas Batistas do nosso campo. De janeiro a maio as aulas aconteceram normalmente nos polos de Belém, Castanhal, Tauá, Rondon, Canaã dos Carajás, Breves, Curralinhos, Santarém, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Juruti.
  5. A Cobapa realizou com sucesso, por meio de sua Equipe Executiva, o I Encontro de Promotores de Missões Estaduais, em 23/04/2016, evento muito bem aceito pelos pastores e lideres e o povo em geral. Os missionários que estão em parceria com a Cobapa puderam falar e dar testemunho dos seus trabalhos com firmeza e alegria.
  6. A Cobapa realizou, com sucesso, por meio de sua Equipe Executiva, o I Multiplique Belém, evento que bateu todos os recordes de conteúdo, inscrições e objetivo. Parceria vitoriosa da Cobapa, JMN, FATEBE e OPBB-Pa.
  7. A Cabapa lançou com sucesso, o seu PAM – Programa de Adoção Missionária, o qual está sendo divulgado em todo o Pará e bem aceito pelo povo batista. O Jovem missionário Cristiano Marciano da Silva, contratado pela Cobapa em maio de 2015, para ser o promotor desse programa, está adaptado e aprovado na função.
  8. A Cobapa inovou com sucesso o seu material de Missões Estaduais 2016. O material foi repaginado para refletir melhor a cultura do nosso Estado e potencializar o seu uso pela liderança das igrejas. Podemos nomear como inovações: a) Antes tínhamos a revista do promotor e a infantil, agora temos quatro cadernos: “Promotor, Pastor, Músico e Infantil”. A ideia é facilitar que cada líder tenha o seu respectivo caderno; b) Cada caderno traz em sua capa a ferramenta inovadora que é o código QR (do inglês Quick Response – Acesso Rápido). O QR Code é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Usando-se um Smartphone com o devido aplicativo para leitura do código QRCode tem-se acesso ao conteúdo disponível no site da Cobapa; c) Foi inovado a musica da campanha. A Equipe Executiva da Cobapa (Miss. Wagner Souza) fez convite ao irmão Magno Carneiro, regente do Coro Atos (PIB de Castanhal) para criar um clipe com a música “Mais de Cristo” de sua autoria, já escolhida para tema da campanha. O resultado foi uma verdadeira inovação no hino como pode ser verificado no DVD; d) Todo material impresso e extra estão contidos no DVD, para enriquecer e dinamizar a campanha deste ano.
  9. A Cobapa formou com sucesso, por meio de sua Equipe Executiva da sede, uma equipe que preparou todo o material de Missões Estaduais deste ano, com exceção do caderno infantil. Não houve necessidade de terceirização nos seguintes itens: diagramação, arte, revisão, editoração, filmagem e edição de vídeos.
  10. O fato da Cobapa está atendendo dezenas de igrejas durante o ano, seja com recursos financeiros, orientações espirituais e eclesiásticas, e jurídicas gratuitamente, isso também é uma grande realização.

A Cobapa já capitalizou muitos avanços nos últimos anos, todavia, ainda existes grandes desafios a serem vencidos:

1) O desafio da integração estadual. Unindo todas as organizações em torno do mesmo objetivo: Mais de Cristo no Pará, unificando calendários e ações.

2) O desafio da nova sede. A Cobapa precisa de uma nova sede por razões já conhecidas.

3) O desafio da boa formação pastoral. A Cobapa precisa ter o seu Seminário Estadual. “grandes organizações formam seus próprios lideres”. A carência de pastores e lideres no Pará é uma responsabilidade da Cobapa e do povo batista.

4) O desafio de ser protagonista em missões. Existem igrejas pequenas a serem fortalecidas. Existem em torno de 20 cidades sem a presença batista. A Cobapa precisa cair na graça do povo batista em relação as contribuições para missões.

5) O desafio de ser relevante para as igrejas do campo. A Cobapa precisa dispor de boa liderança e de boa estrutura para atender melhor as igrejas do campo.

Finalmente, agradecemos a Deus, aos lideres convencionais nossos superiores, a Equipe Executiva da sede e do campo, e aos nossos familiares.

Toda honra e toda a glória sejam dadas ao Senhor nosso Deus.

Pr. Ruy Gonçalves Ferreira
Diretor Executivo da Cobapa

Views All Time
Views All Time
2393
Views Today
Views Today
1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.