Dedicação e perseverança em servir com alegria

Waldelice Pinto de Souza, Professora Waldelice como era mais conhecida, filha de Antônio Januário Pinto e Benedita Moraes Pinto, casada com o pastor, advogado e professor Jussiê Gonçalves de Souza, nasceu em 16 de maio de 1932. Teve dois filhos Marcos Aurélio e Ana Milene, e cinco netos: Jus­siê Neto, Thiago Antônio, Marcos Júnior, Ana Lice e Ana Clara. Converteu-se ainda adolescente em Fordlândia/PA e aos treze anos foi batizada nas águas do Rio Tapajós/PA pelo Pastor Sóstenes Pereira de Barros.

Bacharel e licenciada em Pedagogia (UFPA) e bacharel em Direito pela UNAMA. Advogada e pós-graduada em Orientação Vocacional pela Universidade de Wake Forest – North Carolina, USA. Detentora de dez cursos de especialização e tem ainda muitos outros cursos de aperfeiçoamento e atualização.

Por sua inteligência e competência reconhecida por muitos, teve uma vida profissional promissora e útil, como poucos. E assim exerceu suas atividades com afinco, boa vontade e zelo. Foi professora em várias escolas e universidades. Lecionou nos colégios: Visconde de Souza Franco, Instituto Brasil, Herbart, Seminário Teológico Equatorial, Faculdade de Administração e Economia (UFPA). Centro de Educação da UFPA. Exerceu ainda outras atividades técnicas, dentre elas a Delegacia do Ministério da Educação (MEC) e outras funções do Estado na UEPA e Seminário Batista Equatorial.

Mas, foi principalmente na vida religiosa onde mais se destacou. Sua fé e convicção religiosa, de que o mais importante era servir a Deus, lhe fez participar ativamente de todas as atividades na igreja, onde ocupou todos os cargos nos diversos departamentos, com amor assumindo seu compromisso com Deus. Foi diretora e professora da Escola Bíblica Dominical, presidente da União Feminina Missionária, coordenadora de JCA e AM nas igrejas. Secretária, tesoureira, e vice-presidente. Serviu ao Senhor na IB em Soure, IB Marco, IB Equatorial, PIB do Pará, PIB da Marambaia e PIB de Castanhal. Foi Presidente da Convenção Batista do Pará, Vice-Presidente da mesma e secretária. Foi 14 vezes presidente da União Feminina Missionária do Estado do Pará/Amapa, além de ter exercido todas as outras funções da União Feminina. Foi Secretária Executiva da UFMBPa. Exerceu a função de gerente da Coordenadoria de Evangelismo e Missões do COBAPA e Assessoria Jurídica. A nível nacional foi membro da Jun­ta de Missões Nacionais, do Conselho da CBB, da Junta do Seminário de Educadora Cristã (SEC). Estas são algumas das atividades desenvolvidas pela Professora Waldelice sem mencionar palestras, membro de comissões e outras atividades tanto a nível local, estadual, nacional e internacional. A nível internacional além de palestras proferidas foi oradora oficial da Assembleia da UFMB do Estado de Arkansas (1989); oradora por duas vezes em Assembleia de Rotary Internacional (Dallas, Tx e Anahein-Ca).

Professora Waldelice tem vários trabalhos publicados individualmente e em equipe, in­cluindo relatórios de pesquisas. Escreveu várias vezes meditações na revista Manancial da UFMBB e teve artigo publicado na revista Administração Eclesiástico e na revista rotária das Esposas de Rotarianos do Brasil.

Entre muitas comendas e reconhecimentos recebidos, mencio­namos alguns. É detentora de duas medalhas: Palma Universitária, Medalhas e Ofícios de Rotary Internacional por serviços prestados; Plaqueta de reconhecimento da Fundação Educacional do Estado; Portaria de Louvor e reconhecimento do MEC; Diploma de Embai­xatriz do Estado de Arkansas, USA, assinado pelo então governador Bill Clinton; Professora Emérita do Seminário Teológico Batista Equatorial.

Conclui-se pela história de vida da Professora e diaconisa Waldelice Souza que ela foi uma serva integrada totalmente no trabalho e que conhecia todos os desafios de servir na seara do Senhor.

*1932 +2019

16 de maio de 1932 – 24 de março de 2019

Views All Time
Views All Time
2144
Views Today
Views Today
1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.