Comemoração dos 120 anos dos Batistas

PIONEIRISMO E FÉ

07

Em 19 de Novembro de 1891 desembarcava em Belém (PA) Eurico Alfredo Nelson, que após cinco anos de evangelização na cidade fundou a Primeira Igreja Batista do Pará, em 02 de Fevereiro de 1897.

No dia 29 de janeiro de 2017 a Primeira Igreja Batista do Pará, realizou a Caminhada em comemoração aos 120 anos dos Batistas na Amazônia e os 120 anos de sua fundação, com apoio da Cobapa e OPBB/PA, que marcou a abertura das programações do aniversário.

Louvamos a Deus pela presença dos batistas que compareceram em massa e abrilhantaram a caminhada. Contamos com a participação de crianças, adolescentes, jovens e adultos. A alegria era vista no rosto de todos.

O trabalho de Eurico Alfredo Nelson na Amazônia foi expandido com a organização da Convenção Batista do Vale do Amazonas, em 1906, com igrejas do Amazonas, Acre, Pará, Piauí e Maranhão. O grupo manteve-se unido até 1908.

Em 1929 a obra cooperativa se reorganiza com a criação da Convenção Batista Pará-Maranhão. Após quatro anos as igrejas maranhenses ganham autonomia e as igrejas do Pará prosseguem com os irmãos do Amapá. O grupo passa a se chamar de Convenção Batista do Pará e Território do Amapá.

Em 1995, os batistas amapaenses organizam sua própria Convenção. Assim, surge a Convenção Batista do Pará (Cobapa). Em 2007 algumas igrejas do Sul e Sudeste paraense se desfiliam da COBAPA para criar a Convenção Batista de Carajás.

Atualmente a Convenção Batista do Pará possui 212 igrejas. Somos mais de mais de 20 mil batistas, fruto de um trabalho iniciado há 120 anos, uma obra pioneira movida pela fé de igrejas imersas na imensidão amazônica que seguem firmes proclamando MAIS DE CRISTO NO PARÁ.

Para celebrar os 120 anos na Amazônia, os batistas da capital paraense se preparam para receber a 97ª Assembleia da CBB. Venha conhecer e desfrutar da beleza, cultura e festa de fé que os batistas irão realizar nos dias 18 a 23 de abril no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia.

 

Centro de Documentação da Cobapa
Colaborador: Professor Pr. Lucas Pereira Barbosa

 

Views All Time
Views All Time
4231
Views Today
Views Today
1

One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.