Compartilho minha pequena história.

“Quem serve, vive para servir” 

“Importa que Cristo cresça e eu diminua”

“Ao Nosso DEUS, toda HONRA e GLÓRIA”

Belém-Pa 23/11/2022.

 

 

 

INFÂNCIA e ADOLESCENCIA (0 a 17 ANOS)

Josuberti Rodrigues Costa, nasceu em um lar cristão BATISTA em 21/04/1964, filho do diácono Josué e Albertina Costa membros da PIB-Pará; aceitou Jesus como Senhor e Salvador aos 9 anos (1973) e foi batizado aos 12 anos (1976) na PIB-Pa pelo Pr. Jilton Moraes. Ingressou na Organização Embaixadores do Rei, assumiu o cargo de Embaixador Chefe, tendo como seu Conselheiro o Pr. Lucas Barbosa. Aos 15 anos (1979) foi eleito pela PIB-Pa ao cargo de Conselheiro da Embaixada, em sua liderança, dentre outros feitos, a Embaixada conseguiu o quinto lugar em um Certame Nacional.

 

JUVENTUDE PARTE 1 (18 a 22 anos)

A dedicação de Josuberti com o trabalho dos Embaixadores do Rei foi reconhecida à nível denominacional estadual pelo Pr. Johnny Nathaniel Burnett, secretário executivo da Convenção Batista do Pará, sendo escolhido aos 18 anos (1982) para ser Coordenador Estadual dos Embaixadores do Rei do Pará e Território do Amapá, o mais novo Coordenador Estadual dos E.R. do Brasil naquela época. Exerceu o cargo durante 4 anos (1982-1986), tendo como destaques: organização e fundação do DERPA-Departamento dos Embaixadores do Rei do Pará/Amapá; fundação de várias Embaixadas por todo o Pa/Ap; implantação da OLERPA (Olimpíada dos E.R.), tendo a presença de atletas dos Estados Unidos; implantação do CONERPA (Congresso do E.R.do Pa/Ap), em especial um deles realizado em Tucuruí com a presença de 500 E.R de todo o Pará; organização de caravanas do DERPA aos Congressos Nacionais dos E.R; organização do 1º Intercâmbio entre E.R. do Pa/Ma; organização do Certame para escolha do E.R. do Pa/Ap, sendo nosso representante no Congresso dos E.R. nos Estados Unidos; realização de cursos para Conselheiros dos E.R. no Pa/Ap; realização de retiros dos E.R. do Pa/Ap. Aos 20 anos (1984) até o tempo presente trabalha como Servidor Público na Receita Federal, já somam até agora 38 anos de tempo de serviço.

 

JUVENTUDE PARTE 2 (22 a 27 anos)

Josuberti Costa aos 22 anos (1987) atuou como líder na Associação Batista de Belém-Arredores (ABBAR). Presidiu o Retiro Anual da Juventude Batista de Belém-Arredores por 5 anos (1986-1991), tendo como destaques em sua gestão: a implantação de uma nova estrutura, realização de uma Cruzada Evangelística em Castanhal com o Pr. Davi Gomes, viabilização da presença de preletores de vários lugares do Pará e do Brasil, manutenção e benfeitorias no sítio em Castanhal. Foi eleito Presidente da Juventude Batista de Belém-Arredores (JUBBAR) por 3 anos e meio (1987-1991), tendo como destaques: reestruturação da JUBBAR; criação e implantação do sistema de trabalho por Micro Áreas formadas pela união de Igrejas mais próximas umas das outras; realização das Olimpíadas; organização de MUSIARTE (Festivais de Música e Arte) sendo um deles realizado no CENTUR/Pa; organização de Gincanas; elaboração de Projetos de Ação Social; realização da Cruzada Evangelística com o Pr. Nilson Fanini no ginásio da Escola Superior de Educação Física do Pará. Obteve o título de Bacharel em Administração pela Universidade Superior da Amazônia-UNESPA aos 25 anos (1989). Trabalhou na PIB-Pará como líder de Adolescentes, Jovens, professor da E.B.D., Comissão de Evangelismo; foi recomendado pela PIB-Pa ao Seminário Batista Equatorial aos 27 anos (1991) no pastorei do Pr. Elias Teodoro.

 

JUVENTUDE PARTE 3 (28 a 39 anos)

Josuberti Presidiu a Juventude Batista do Pará/Amapá (JUBAPAM) por 5 anos (1992-1997), o Pr. Milton Macedo era o secretário executivo da Convenção Batista do Pará e Amapá, destaques em sua gestão: reestruturação da JUBAPAM, visitação e assessoramento às 7 Juventudes Associacionais (JUBAS); organização do Congresso da JUBAPAM; implantação do Centro de Treinamento Jovem; mudança do nome para JUBAPA (1995) em virtude da criação da Convenção Batista do estado do Amapá; implantação das reuniões do Conselho da JUBAPA com a presença dos Presidentes das JUBAS; implantação dos Congressos de Liderança da JUBAPA; organização das Assembleias Anuais da JUBAPA; organização de caravanas da JUBAPA aos Congressos Nacionais da Juventude Batista Brasileira (DESPERTAR/93/95); participação na elaboração do projeto e empenho para trazer o DESPERTAR/97 para o Pará; participação ativa no Comitê Local do DESPERTAR/97 em Belém/Pará. Na Convenção Batista Brasileira (C.B.B) foi membro da Junta de Mocidade da Convenção Batista Brasileira (JUMOC) por 4 anos (1993-1997), destacando-se sua participação ativa nas reuniões da JUMOC e na elaboração do projeto “JUMOC Novos Rumos”. Foi eleito Membro do Conselho de Planejamento e Coordenação da COBAPA por dois anos (1997-1998), tendo o Pr. Amaro Viana como secretário executivo. Participou como membro da PIB de Canudos durante 10 anos (1993-2003) atuando como Conselheiro dos Jovens, Professor da E.B.D, relator de diversas Comissões, 3 anos como 1º vice-presidente da Igreja, Coordenador do Ministério de Administração, Coordenador do Ministério de Discipulado, estagiou como seminarista sob supervisão Pr Benildo da Costa exerceu algumas funções ministeriais, esta Igreja acompanhou seu desempenho e renovou sua recomendação ao Seminário Batista, onde recebeu aos 39 anos (2003) o título de Bacharel em Teologia pelo STBR/FATEBE. Em abril de 2003 foi convidado pelo Pr. João Paulo Bandeira, secretário executivo da ABBAR, para assumir a Coordenadoria do Ministério de Planejamento Estratégico, realizando desde então: a criação da Nova Estrutural Organizacional da ABBAR; estabelecimento de práticas fundamentais ao funcionamento das Micro Áreas; elaboração do Orçamento da ABBAR; elaboração de estratégias e projetos de captação de recursos financeiros; Planejamento de Cursos; Caravana da ABBAR às Igrejas; Assessoramento técnico ao Conselho da ABBAR, ao Secretário Executivo, aos Coordenadores de Ministério e Micro Áreas. Em fevereiro de 2003 foi convidado para lecionar no Seminário Teológico Batista Equatorial, entidade da C.B.B como professor do Curso Básico em Teologia lecionando às disciplinas “Discipulado” e “Administração da Igreja”.

 

ADULTO (39 a 58 anos)

Josuberti em julho de 2003 com 29 anos recebeu o convite para pastorear a Igreja Batista da Sacramenta, tendo a confirmação de Deus, aceitou o convite e foi empossado como presidente da igreja em 06/08/2003 e consagrado Pastor em 25/10/2003. Nesta Igreja tem servido como instrumento nas mãos de Deus há 19 anos (2003-2022): salvação de vidas e batismos, implantou uma estrutura organizacional; fundou e Pastoreia a Congregação Batista Deus é Fiel (CBDF) no residencial Fé em Deus (Icoaraci); compra do terreno e construções da sede da CBDF; de cursos de vida cristã e Discipulado; de capacitação de líderes; de trabalhos assistenciais; projeto de ampliação do Templo. Concluiu o curso de Especialização em Aconselhamento Bíblico pelo STBE de 2005-2006. Eleito em Assembleia da COBAPA aos 51 anos (2015) Conselheiro da COBAPA por 7 anos (2015-2022), tendo o Pr. Ruy Gonçalves como Diretor executivo da COBAPA. Concluiu aos 56 anos (2020) o Mestrado em Teologia pela Faculdade Batista do Paraná-FABAPAR. Eleito em Assembleia da COBAPA aos 58 anos (2022) Presidente da COBAPA até 2024. Cursando o Mestrado em Administração na Universidade da Amazônia-UNAMA aos 58 anos (2022). Atua como professor do curso de extensão da FATEBE/STBE.

 

VIDA FAMILIAR

Josuberti é casado com Nílvia Costa, formada em Economia, mulher virtuosa atuante na igreja local e na Convenção Batista do Pará. Josué, filho de Josuberti, é formado em Direito e atua como Advogado, jovem integrado na igreja local. João Augusto e Florisbela, avós do Pr. Josuberti, juntamente com seus pais Josué e Albertina deixaram o seguinte legado: não deixo riquezas materiais, mas deixo o exemplo de Integridade moral e obediência a Palavra de Deus, nossa Família serve ao Senhor Jesus. Legado este que o Pr. Josuberti tem seguido desde sua infância sem desviar-se do caminho do Senhor Jesus.Fonte: Elaborado pelo Pr. Josuberti Costa em 23/11/2022.

Views All Time
Views All Time
565
Views Today
Views Today
1
Pr. Josuberti Rodrigues Costa

Pr. Josuberti Rodrigues Costa

Outros posts do autor:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.