MISSÕES ESTADUAIS 2023

PALAVRA DO Pr. JOSUBERTI COSTA – PRESIDENTE DA COBAPA 2023/2024.

 

A Graça e a Paz do Senhor Jesus seja com todo o povo Batista do Pará!

Nosso território paraense corresponde a quase 15% do Brasil. Em 2022 a população paraense registrava mais de 8,5 milhões de habitantes, cerca de 4% da população brasileira. O Pará é a segunda maior área territorial e o nono em população dentre os estados do Brasil. O Pará possui aproximadamente 2,7 milhões de evangélicos. Em 2022 a denominação Batista no Pará chegava a cerca de 27.000 Batistas, 223 Igrejas, 145 Congregações e 23 Frentes Missionárias.

O Povo Batista clama por MAIS DE CRISTO NO PARÁ. Em resposta a este clamor, as Igrejas Batista criaram há quase cem anos a Convenção Batista do Pará – COBAPA, objetivando a obra missionária, a implantação de Igrejas e a revitalização do trabalho Batista no Pará. Estes objetivos são alcançados pela estrutura funcional da COBAPA que é formada pela Assembleia Geral das Igrejas Batistas do Pará, Conselho, Diretoria Administrativa, Diretor Executivo, Organizações Executivas e Auxiliares, Coordenadorias e Associações. Fazem parte desta aliança estratégica: a Convenção Batista Brasileira, a Ordem dos Pastores Batista do Pará, a Faculdade Teológica Batista Equatorial, as Juntas de Missões Mundiais e Nacionais.

Nossa grande extensão territorial paraense é de difícil acesso em muitas localidades. São muitas horas de barco, de carro para chegar a diversas cidades, tendo que considerar o período das chuvas e condições das estradas, pontes e rios. Os desafios econômicos e sociais em nosso estado do Pará, nos leva ao compromisso de levar, também, ao povo necessitado o alimento, o remédio, o vestuário através do trabalho solidário das igrejas. Temos que cuidar do ser humano de forma integral. Este cuidado aplica-se também ao campo espiritual, haja vista a diversidade religiosa em nosso estado.

A Campanha de Missões Estaduais 2023 tem como tema “Proclamemos a verdade aos paraenses”. Diante dos muitos credos que existem em nosso Pará, precisamos mostrar que Jesus é o Caminho, a verdade e a Vida; que a eternidade com Deus Pai é só por meio de Jesus. Precisamos do povo Batista para anunciar a verdade que liberta o povo paraense da escravidão do pecado.

Nossa divisa deste ano é “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (II Tm 2:15). O apóstolo Paulo nos exorta a uma vida de santidade, que passa pelo controle de qualidade do próprio Deus. Para ser obreiro de Deus é necessário ter a aprovação de Deus. Não deve haver motivos de vergonha na forma de pensar e agir do servo de Deus, que conhece e é praticante da Palavra de Deus em seu viver diário.

Portando o tema e a divisa interage em cada Batista nesta Campanha Missionária estadual 2023. Sejamos verdadeiros obreiros de Deus que vivem a verdade, e proclamam esta verdade que é Jesus, através de nosso viver e falar das boas novas de salvação. Convido você a participar desta campanha.

 

Quatro são os pilares desta campanha:

  • MOBILIZE – O Missionário Promotor de Missões como mobilizador tem um papel fundamental na dinâmica da promoção da campanha de missões estaduais através de ações, estratégias e recursos. Ele tem o compromisso de disseminar os projetos missionários da COBAPA na igreja local.

 

  • ORE – Elabore com toda a igreja um programa de oração durante a Campanha pelos desafios missionários no Pará, compartilhando as vitórias do campo missionário paraense e gratidão a Deus pelos resultados. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.

 

  • OFERTE – Estipule com a igreja um alvo desafiador e trabalhe para alcançá-lo, com Fé e determinação. Lembrem-se do exemplo das igrejas citadas em Atos 8:1-5. Pensem também nas estratégias para aumentar o número de missionários mantenedores através do PAM COBAPA.

 

  • VÁ – Participar das Campanhas missionárias é engajar-se na obra missionária. É despertar vocacionados para cumprirem o Ide de Jesus. Coloque em algum programa, atividade ou culto, um momento para apelo, consagração e dedicação de vidas para o despertar de vocações. Faça missões também nos lares do bairro onde fica o Templo de sua Igreja.

Nosso desafio é alcançar cerca de 15 municípios que ainda não tem um trabalho missionário Batista. Implantar igrejas em bairros populosos que ainda não tem trabalho Batista. Revitalizar Igrejas que estão com muitas dificuldades.

Deus continuará abençoando cada Igreja missionária. Nossa gratidão aos Pastores, Líderes, promotores pelo empenho nesta campanha de Missões Estaduais 2023. Sintam-se abraçados por cada missionário do campo paraense. Deus nos abençoe.

 

Views All Time
Views All Time
1065
Views Today
Views Today
1
Pr. Josuberti Rodrigues Costa

Pr. Josuberti Rodrigues Costa

Outros posts do autor:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.