Proclamemos a verdade aos paraenses

Meus irmãos, falar sobre missões é compartilhar algo que vem do coração de Deus e toca os nossos corações. Todos nós cremos que João 3.16 é verdade “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Esta é a grande verdade do Evangelho, Jesus Cristo morreu por nós na cruz do calvário.

Em cada campanha missionária, temos a oportunidade de anunciar esta poderosa mensagem de salvação. Por isso aguardamos o mês de missões estaduais com grande expectativa. Este ano vamos trabalhar com o tema Proclamemos a verdade aos paraenses, e a divisa: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra de verdade”. (2ª. Tm. 2.15). As igrejas e congregações vão receber todo o material, como todos os anos, o qual será a base para o planejamento e elaboração das campanhas missionárias nas igrejas. No sentido de ajudar as igrejas e congregações, em tempos de missões, vamos compartilhar alguns pontos a seguir:

  1. O mundo precisa ouvir a verdade de Deus. Esta campanha missionária visa o estado do Pará, mas, devemos ter em mente que o mundo inteiro precisa ouvir a verdade. E o que é a verdade? Com base na Bíblia podemos dizer: 1) Verdade é o que Deus diz em sua Palavra; 2) A própria Bíblia é chamada de a Palavra da Verdade; 3) Jesus Cristo, Filho de Deus, declarou-se como sendo a própria verdade; 4) O Espírito Santo, terceira pessoa da Trindade, é reconhecido na Bíblia como o Espírito da verdade; 5) O Evangelho é ensinado como a verdade; 6) As cartas de Paulo ensinam que, os homens nada podem contra a verdade, mas a favor da verdade; 7) João, em seu evangelho, registrou que, a verdade, em Jesus, é totalmente libertadora. “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. 8) As recomendações éticas na bíblia instruem aos crentes que falem a verdade, vivam na verdade, e proclamem a verdade de que só existe um caminho para a salvação que é Jesus. 9) Pessoas sem Deus estão perdidas, desorientadas e infelizes, portanto, precisam ouvir a verdade de que Jesus Cristo pode mudar suas vidas para sempre e para melhor. 10) Verdade para nós cristãos é a Palavra de Deus (Jo.17.17).
  2. Os missionários precisam eliminar os paradoxos. Talvez nem haja consciência da presença de paradoxo, mas as consequências estão à vista de todos. Perguntamos: Por que existem tantos crentes em dúvidas paralisantes a respeito de uma ação evangelística? O paradoxo está no seguinte fato: de um lado a Bíblia mostra, em diversos textos, que a obra missionária no mundo está em fase de conclusão; sendo que de outro lado temos as estatísticas globais sobre missões, mostrando que a obra estaria longe de ser concluída, faltando quase tudo. Diante dessa aparente contradição, não devemos vacilar pensando se estamos concluindo ou iniciando a missão no mundo. Mas, cabe-nos como missionários que somos, vencer os paradoxos mentais e, com determinação, permanecendo no propósito de Deus, cumprindo a nossa missão, procurando evangelizar todos os dias.
  3. As igrejas precisam combater a lentidão missionária. Vivemos na época da velocidade, de aviões supersônicos, de carros velozes, comunicação instantânea, transmissão em tempo real. A Bíblia nos ensina que a obra de Deus exige diligencia e rapidez. Quem já prestou a atenção na velocidade com que Jesus Cristo realizava as suas obras. Percebeu que durante toda a sua vida nunca esteve parado, o seu foco era missões todos os dias. Se você considerar somente os últimos três anos de Jesus, ele quase não parava a não ser para um pequeno descanso com os seus discípulos. Quem já prestou a atenção na velocidade com que Paulo realizava as suas ações missionárias, as suas viagens, as suas falas, pode perceber que o senso de urgência faz parte da vida de um bom missionário. Devemos incentivar o nosso povo a imprimir mais velocidade em suas ações missionárias. Missões está naquela lista de prioridades que não podemos deixar para amanhã, devemos fazê-la hoje.
  4. Os líderes de missões precisam ter como foco a excelência na obra missionária. Uma das verdades que a Bíblia ensina é que não devemos fazer a obra de Deus relaxadamente! Missionários são pessoas que trabalham para Deus. Igrejas são agências missionárias comprometidas com o Senhor. Quem tem compromisso com Deus deve procurar fazer o seu trabalho com excelência. Deus espera o melhor de seus servos. Nada deve ser mais importante para um crente verdadeiro do que obedecer a Deus em termos de missões, fazendo a sua obra com excelência. Os primeiros missionários da era cristã, aqueles que ariscaram tudo por missões, conhecidos como os Apóstolos de Jesus Cristo, diziam: “… Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus. Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido. (Atos.4.19-20). Irmãos, missões é a obra de excelência do povo de Deus, ao realizarmos essa obra, devemos ter somente um sentimento: obedecer a Deus em amor e fazer o melhor possível para Ele. “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus”. (Fp.2.5).

Pr. Ruy G. Ferreira,

OPBB-PA 3640

Views All Time
Views All Time
822
Views Today
Views Today
2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.