ALGUNS DESTAQUES DO ÚLTIMO RELATÓRIO DO CONSELHO DA COBAPA 02/03/2017

5ª reunião do Conselho da Cobapa - 2017
1) Assembleia da CBB em Belém.
Todos os meios de comunicação da Cobapa estão divulgando o evento. As Coordenadorias Regionais também estão fazendo as divulgações, e a expectativa de participações é muito boa. A Cobapa terá um stand para apresentar os seus projetos e divulgar o Pará.

2) Finanças da Cobapa. Pela misericórdia de Deus a Cobapa conseguiu fechar o ano de 2016 no azul. Não foi preciso ainda cortar projetos. Apenas tivemos o encerramento de alguns convênios antigos. O encerramento do contrato de trabalho (CLT) do funcionário Pr. João Augusto Silva da Costa; o qual foi recontratado como missionário Coordenador do Acampamento Paraíso Batista em Castanhal, com base em contrato de serviço missionário. Também foi encerrado o contrato de serviço missionário do Coordenador da Sudeste, Pr. Manoel Vilmar Campos Araújo.

3) Sistema de Gestão Operacional – SGO. Trata-se de um sistema moderno de gestão que integra as diversas áreas de funcionamento do escritório inclusive com as igrejas. Por meio desse sistema será possível acompanhar a contabilidade, emitir boletos, controlar melhor as ações e emitir relatórios em tempo real. Ainda está em fase de implantação. O sistema foi cedido pela CBB sendo que a Cobapa terá um custo mensal de um salário mínimo vigente, pela manutenção.

4)Congresso Regional Simultâneos das Igrejas Batistas. A Cobapa realizou o referido evento no mês de novembro de 2016, em todas as regionais, o qual atendeu a proposta Denominacional de realizar congressos regionais de igrejas no interregno das Assembleias. No mesmo evento ocorreram as eleições de toda a liderança em níveis regionais.

5) Funcionamento das Coordenadorias Regionais. A Cobapa mantém hoje 9 Coordenadorias Regionais que são:

1) Metropolitana I;

2) Metropolitana II;

3) Metropolitana III;

4) Nordeste Leste;

5) Sul;

6) Sudeste;

7) Tocantina;

8) Marajó;

9) Baixo Amazonas.

A Coordenadoria que está sem Coordenador no momento é a Sudeste, atendida interinamente pelo Coordenador da Sul. A Nordeste/Leste talvez precise se duplicar para melhorar o atendimento. O Pr. Sidney da Costa Santos assumiu a Metropolitana III, em substituição ao Pr. Edson Penha que assumiu a PIB do Una.

6) Funcionamento do Instituto Bíblico Cobapa. O IBC é um departamento da Cobapa. O Pr. José Leonel dos Santos Silva é o Coordenador Estadual do IBC, nomeado pelo Diretor Executivo. Atualmente conta com polos nas cidades de Castanhal (20), Tauá (12), Rondon (20), Canaã (15), Santarém (13) , Óbidos (13), Belém (30). Toda a composição de disciplina, alinhamento Denominacional, seleção do corpo docente e discente do Instituto é responsabilidade do Coordenador. Os professores devem ser obrigatoriamente pastores e líderes batistas vinculados à Cobapa e a OPBB-PA. A meta da gestão é a criação de um pólo permanente do IBC em cada Coordenadoria Regional.

7) Presença do Diretor Executivo na Coordenadoria Sul e Sudeste. No período de 16 a 20 de Setembro de 2016, realizamos reunião de gestão em Conceição do Araguaia; Redenção, e Parauapebas. Novamente no período de 14 a 17 de Outubro participamos de evento na Cidade de Parauapebas.

8) Manutenção dos Acampamentos. Tornou-se uma grande benção de Deus para a Cobapa o fato de ter recuperado os dois acampamentos, de Castanhal e de Santarém. Porém, essas edificações carecem de recursos para manutenção. Atualmente não consta no orçamento da Convenção verba para esse fim. E isso é extremamente necessário. Propriedades sem manutenção entram em processo de entropia e perdem substancialmente valor e a condição de serem usados em eventos. Para que os dois acampamentos pudessem receber os jovens e adolescentes da Cobapa em suas programações no período de carnaval, foi necessário investir na manutenção das referidas propriedades.

9) Grande evento na PIB de Tucuruí. No dia 22 de outubro de 2016, representamos o Senhor presidente da Cobapa no culto solene realizado no templo da PIB de Tucuruí, em comemoração aos 40 anos de fundação da referida Igreja e aos 50 anos de Consagração ao ministério Pastoral do Pr. Edilson de Holanda Braga. Foi um grande evento com a presença de muitos líderes e irmãos em Cristo. Foi entregue uma super comenda “MENÇÃO HONROSA” ao ilustre pastor Edilson Braga, referindo-se à igreja e ao Pastor.

10) Representação Nacional. Nos dias 26 e 27 do mês de outubro de 2016, representamos a Cobapa na reunião do Conselho da CBB, em companhia do Senhor presidente, Pr. José Francinel dos Santos Silva, a referida reunião ocorreu na sede da CBB, na Tijuca Rio de Janeiro. Nesta reunião o relatório do STBE/FATEBE foi dado pelo Diretor Executivo da CBB, Pr. Sócrates Oliveira de Souza, que por força Estatutária, com a saída do Dr. David Riker, tornou-se Diretor da referida Faculdade Batista.

11) Posse do Pr. José Carlos Costa. Ocorrida em 06/11/2016, domingo à noite, no templo da IB Canaã. Destacamos para informar que o referido pastor veio da denominação Batista Regular, mas submeteu-se ao trâmite batista da CBB/COBAPA/OPBB-PA, para receber a credencial pastoral para atuar oficialmente e legalmente em nosso meio. Este professor recentemente concluiu o doutorado e além de professor da FATEBE exerce o cargo de Diretor Acadêmico. Trata-se de um homem íntegro, grande amigo e colaborador.

12) Igrejas Batistas não integradas à Denominação. Com base em informações através das Coordenadorias Regionais verifica-se que algumas igrejas batistas do nosso campo permanecem afastadas do convívio denominacional. Gestões têm sido feitas com objetivo de uma aproximação, em alguns casos um grupo de líderes tem tratados do assunto, visando uma reconciliação. Nosso objetivo é mostrar que existem muitas igrejas afastadas do convívio denominacional por questões do passado que, lamentavelmente, não foram tratadas adequadamente e tornaram-se feridas permanentes.

13) Novas Igrejas em nosso campo. Pela misericórdia de Deus, mesmo com tantas dificuldades, mais duas novas igrejas foram organizadas em nosso estado no período deste relatório. A Igreja Batista da Campina, em Icoaraci, em 15/11/2016, e a Igreja Batista Oásis, em Ananindeua, 19/11/2016.

14) Uma Igreja Batista no bairro de Fátima. Estamos costurando uma parceria com a PIB do Pará, com apoio da JMN, objetivando tornar em realidade a ideia acima. O projeto será deflagrado com a Trans-Belém no período de 14 a 24 de abril de 2017, por ocasião da Assembleia da CBB.

15) Projeto de Plantação de Igreja na Cidade de Magalhães Barata. O referido projeto da Cobapa, iniciado basicamente em 2010, já tem templo próprio, e possui alguns membros, mas com a saída do missionário, solicitamos parceria com a Igreja Batista em Cafezal, para dirigirem a obra até conseguirmos um novo casal de obreiros.

16) Confraternização de fim de ano. A Convenção Batista do Pará, encerrou as suas atividades oficias de 2016 realizando algumas confraternizações em parceria com a OPBB-Pa, como segue: em 02/12/2016 – Confraternização na Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, com mais de 40 pastores e líderes presentes, inclusive o Presidente e Diretor da OPBB-Pa; em 03/12/2016 – Confraternização na Região do Tapajós, em Itaituba, com mais de 20 pastores e líderes presentes, inclusive o Presidente e Diretor da OPBB-Pa; em 14/12/2016 – Confraternização na Regional Nordeste Leste, em Castanhal, com mais de 40 pastores e líderes presentes; em 17/12/2016 – Confraternização, na Grande Belém, com mais de 60 pastores e líderes presentes, inclusive com a presença do Presidente da Cobapa Pr. José Francinel dos Santos Silva e Presidente e Diretor da OPBB-Pa.

17) Gestão Vitoriosa da Cobapa. Destacamos a dedicação e a proatividade da liderança da Cobapa, a começar pelo trabalho e cuidado do senhor presidente Pr. José Francinel dos Santos Silva, de toda a Diretoria Administrativa, bem como, dos senhores conselheiros. Deus tem sido bom para com a Convenção Batista do Pará, levantando, sempre, homens e mulheres da mais alta dignidade e sabedoria, para fazerem parte da Gestão Convencional. A Equipe Executiva sente-se honrada por trabalhar num clima absolutamente espiritual, confiante e respeitoso. Trata-se de condição sine qua non para o sucesso de uma organização, ser gerida por uma boa liderança.

Views All Time
Views All Time
2844
Views Today
Views Today
1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.