Missões Estaduais 2012

vitor-hugo-presidente

Missões: projeto de Deus para salvar a humanidade

 

“E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho do reino”

Deus foi o primeiro missionário. Ele veio à procura de Adão no paraíso e a sua preocupação era  encontrá-lo. Por isso, Ele o chamava dizendo: “Adão, onde estás?”. O Senhor Jesus seguiu o padrão missionário do Pai. Em Lucas 19.10, Ele declarou:  “Porque o filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”. No Evangelho de Mateus 9.35, é abordada a maneira como Jesus realizava a obra missionária. O texto diz que percorria Jesus todas as cidades e aldeias; o padrão é esse: sair em busca dos pecadores perdidos, é deixar tudo e levar a mensagem para as pessoas nas cidades e nas aldeias.
As nossas igrejas estão indo em busca dos perdidos ou estão elaborando programas e convidando-os para vir assistir? Precisamos ir, conforme Mateus 28.19, onde é  dito “ide”. Vamos seguir o padrão missionário de Cristo, implantando igrejas nas cidades e nas aldeias deste imenso Estado do Pará. As nossas igrejas serão grandes e fortes, quando cada um dos seus membros saírem da sua zona de conforto em busca dos pecadores e perdidos.
Por onde o  Senhor chegava,  Ele pregava e ensinava  o Evangelho do reino; pregar é confrontar o pecador com a palavra de Deus, de modo que ele se arrependa e se converta dos seus maus caminhos. Ensinar é torná-lo um discípulo do Senhor e não mais um mero seguidor sem compromisso com o reino de Deus. Jesus deixou a sua pátria celestial e veio em busca dos perdidos neste planeta. Ele cumpriu a sua missão, mas deixou para os seus seguidores um padrão missionário a ser seguido, “Ide e pregai o Evangelho a todas as criaturas”.
Seguir o padrão missionário de Cristo é fazer “missões”. Alguém já descreveu as três maneiras de se fazer missões: “Com os joelhos orando, com as mãos contribuindo e com os pés indo e pregando”. E você, já descobriu qual é a melhor maneira de se fazer missões? Estou certo de que ninguém fará missões se primeiro não compreender que esse é o projeto de Deus para salvar a raça humana. Para fazer missões é preciso compreender, também, que as pessoas precisam ser envolvidas pelo sentimento de amor e de compaixão pelos perdidos.  A hora é essa. É chegado o tempo de os verdadeiros discípulos de Cristo demonstrarem na prática que aceitam o desafio missionário que Ele deixou.
Agradeço a Deus pela oportunidade de servi-lo nesta terra tão abençoada por Ele, pois o povo paraense é um povo amoroso e acolhedor; as terras são ricas e produtivas, temos água em abundância. Não tenho dúvida de que esse povo merece morar no céu. Mas, para que isso aconteça, precisamos levar a mensagem do reino de Deus aos que aqui moram, para que todo esse povo seja abençoado com a salvação que há em Cristo. Por isso, quero conclamar os pastores e líderes de igrejas e congregações e todos os batistas paraenses para seguirmos o Padrão Missionário de Cristo e sair pelas cidades, vilas e aldeias deste Estado, levando a mensagem do reino de Deus a todas as famílias do Pará. Precisamos implantar igrejas em todo o nosso Estado, até alcançarmos os municípios que ainda não têm uma igreja batista.

Realize o Padrão Missionário de Cristo 
Em nome do Conselho de Planejamento e Coordenação da Convenção Batista do Pará, eu quero agradecer a todas as nossas igrejas e congregações que se empenharam na Campanha de Missões Estaduais 2011. As ofertas levantadas ajudaram no avanço missionário em nosso Estado. Novas igrejas foram plantadas por meio das Trans; novas parcerias com igrejas foram feitas para o sustento de obreiros. Nesse ano, não deixe de contribuir para Missões, podemos muito mais nesta edição da Campanha. Vamos seguir o Padrão Missionário de Cristo!

Eu vou iniciar citando o que disse o ex. presidente da república José Sarney “O Brasil é formado por vários brasis”. Esta realidade é percebida por aqueles que já tiveram a oportunidade de rodar pelo país a fora. De forma semelhante, quando andamos pelas regiões do Pará a sensação que temos é que geograficamente o nosso estado é um dos grandes brasis que formam a nação. Diante da grandiosidade do estado, tenho o mesmo sentimento que o profeta Neemias teve quando estava reconstruindo os muros de Jerusalém. Ele estava muito motivado, mas lhe faltava mão de obra e recursos financeiros (Ne. 4:19-20)
Há mais de cem anos nós batistas estamos tentando ganhar o Pará para Cristo. Nessa jornada os desafios ainda são grandes. São quarenta municípios sem uma igreja batista e dezenas de igrejas que não tem cinqüenta membros; trinta dessas igrejas estão sem pastor e dependem de convênios para ajudar no sustento de seus obreiros.
O motivo desse lamentável quadro é a infidelidade de noventa igrejas filiadas a COBAPA que não contribuem com a oferta de missões estaduais e nem com o plano cooperativo. São igrejas e pastores insatisfeitos, que perderam a visão cooperativa e não cumprem com o que votaram em suas assembléias. Salientamos que essas igrejas, quando pediram filiação a COBAPA e a CBB, assumiram que estariam prontas para contribuir e participar das atividades denominacionais. Lembremos o que a Bíblia diz: “melhor é que não votes, do que votes e não cumpras” (Ec. 5:5). Mas a pergunta que se impõe é: “O que faremos irmãos diante de tudo isto”?
Como disse o nobre presidente da Convenção Batista Brasileira, Pr. Pascoal Piragine Júnior: “Não vamos chorar o leite derramado, mas sonhar com o futuro dos batistas”. É exatamente o que nós vamos fazer: orar ao Senhor da seara e perguntar a Ele quais são os sonhos que Ele tem para o povo batista do Pará.
Nós temos muitos motivos para agradecer ao Senhor pelo o que já se fez nesses anos de existência da COBAPA. Dessa forma, confiando na fidelidade Dele, eu quero desafiar a todos os batistas a concretizar os sonhos para o nosso estado, pois sob a supervisão de Jesus Cristo vamos:
Dobrar o número de batistas;
Plantar novas igrejas nos municípios não alcançados;
Fortalecer as igrejas fracas;
Colocar um pastor em cada igreja;
Implantar institutos bíblicos em cada região para capacitar obreiros;
Ajudar a estruturar as igrejas.
Tudo isso é possível, tendo em vista a palavra do profeta Neemias: “O Senhor pelejará por nós”. Assim, não somos nós deste Conselho que realizaremos o trabalho, mas o Espírito Santo. Ele levantará recursos e obreiros para a seara. Ele vai fazer uma mobilização missionária neste estado que muitos vão ficar espantados.
Durante anos, enquanto Convenção, nossa confiança era focada nas igrejas (fonte dos recursos) e nos pastores, que por sua vez confiavam em uma instituição que teria a solução para todos os problemas. A conseqüência disso foi uma completa insatisfação com os resultados. A partir de hoje conclamo a todos para que se voltem para o Senhor; Somente Ele é fiel para completar a boa obra que começou, por meio dos primeiros missionários no Pará.

Pr. José Carlos Lopes
(Presidente do Cobapa)
E-mail: [email protected]
Avançar por missões

Podemos dizer com muita alegria como o apóstolo Paulo disse: “Mas graças a Deus que nos deu a vitória por Cristo Jesus nosso Senhor”. Obrigado batistas paraenses pelo voto de confiança. Em nome do Conselho desta Convenção, agradeço a vocês por atenderem ao nosso apelo em favor da oferta de Missões Estaduais. O Senhor ouviu o nosso clamor, despertando para a Glória de Deus os vossos corações para cooperarem com a oferta missionária, cujo alvo foi ultrapassado – algo que não vínhamos obtendo.
Olhar com carinho para o passado nos motiva a não deixar a chama missionária apagar. Em memória de Cristo, dos missionários, pastores, evangelistas e líderes das nossas igrejas que já descansam com o Pai – esses homens e mulheres construíram uma linda história, deixando um legado para a nossa geração – não podemos permitir que as portas do inferno prevaleçam contra a igreja do Senhor.
Por isso, manteremos nossa caminhada, preservaremos a unidade das nossas igrejas, capacitando os nossos membros e expandindo a obra missionária no Estado.
Não vamos recuar aos desafios que estão diante de nós. Iremos avançar, expandir a obra missionária em nosso Estado até que todos reconheçam ao Senhor como único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

Trabalho em favor da seara paraense.
Ao contrário de diversas posições, nossa estrutura denominacional não está falida. Ela é uma “máquina” que vai continuar funcionando. Ajustes são necessários para torná-la mais leve e funcional, pois queremos nossas igrejas sadias e multiplicadoras; nossas instituições e organizações auxiliadoras proativas. Para que isto ocorra contamos com um Conselho de Planejamento e Coordenação, comprometido em fazer o melhor para nossa Convenção, de modo que ela se fortaleça.
Nossa visão, missão e os nossos objetivos foram delineados por uma equipe de trabalho, responsável pelo Planejamento Estratégico, cuja liderança é do diácono Claudio Gomes.
Nosso Diretor Executivo, Pr. Ruy Gonçalves Ferreira, juntamente com os seus assessores estão fazendo um brilhante trabalho na sede em Belém, atendendo da melhor maneira possível os representantes das igrejas do Estado. Em viagens pelo Pará estivemos com líderes de Associações para ouvi-los e desafiá-los a continuar plantando e revitalizando as igrejas.

Desafios para Missões Estaduais 2011
Sonho com um futuro bem melhor, pela graça e misericórdia de Deus. Em 2011 quero desafiá-los a ultrapassarmos o alvo de missões de 2010 que foi de 200 mil reais. Vamos alinhar o valor das nossas ofertas de Missões Mundiais, Nacionais e Estaduais. Com o mesmo empenho nós alcançaremos em nosso Estado os mais de 30 municípios que não tem trabalho batista. Certamente, muitos dos que habitam nesta região do país serão salvos, o Reino de Deus crescerá, Jesus será glorificado e nós cumpriremos a grande comissão deixada
pelo mestre “Ide e pregai o evangelho a toda criatura”.

(Mateus 9.35A)

Views All Time
Views All Time
626
Views Today
Views Today
1