Avançando na Visão Missionária de Eurico Nelson

vitor-hugo-presidente

Pr. Vitor Hugo Mendes de Sá – (Presidente da COBAPA)

 

Avançando na Visão Missionária de Eurico Nelson

 

Neste meu mandato como presidente da Convenção Batista do Pará tenho tido o privilégio e a oportunidade de viajar pelo nosso Estado, que possui uma imensa área territorial, conhecendo e pregando em grandes e pequenas cidades. Tenho muitas vezes viajado com a minha esposa e desfrutado da alegria em conhecer um pouco mais do nosso povo e da nossa gente. Gente boa, simpática e calorosa, gente que nos recebe sempre com um sorriso no rosto e quer demonstrar o seu amor e a sua alegria em nos receber com a mensagem do Evangelho. Isso é o nosso Pará!

Imagino a alegria que tomava conta do coração do missionário Eurico Nelson, quando nos primórdios da evangelização da Amazônia, chegou ao nosso Estado, em 1891. Ele aqui chegou a bordo do navio “Esperança”, como portador da maravilhosa mensagem das Boas Novas, organizando em 02 de fevereiro de 1897 a Primeira Igreja Batista do Pará, que é também a primeira igreja evangélica da Amazônia. Posteriormente, com os seus próprios recursos adquiridos da venda de Bíblias e com ofertas recebidas dos irmãos americanos do norte, obteve o seu próprio barco, que foi batizado com o nome de “Alegria”. Passou então a fazer dos nossos belos rios amazônicos as suas estradas, organizando as principais e primeiras igrejas batistas na região norte do nosso país.

Eurico Nelson tinha um sonho de ganhar não somente o Pará, mas toda região Amazônica para Cristo e, com amor e dedicação, desenvolveu o seu intento, enquanto tinha vida e saúde, tornando-se conhecido como o “Apóstolo da Amazônia”. Hoje, desfrutamos como povo de Deus os resultados abençoadores dessa maravilhosa visão missionária, pois temos em nossa região, dezenas de igrejas batistas anunciando a mensagem de salvação em Cristo Jesus. Contudo, muito precisa ser feito pois ainda não alcançamos nesses 117 anos todos os municípios do nosso Pará e constatamos que muitas igrejas são pequenas e sem os recursos necessários para expandir a obra. Além disso, muitas igrejas estão sem seus pastores, necessitando urgentemente de apoio financeiro para se estabelecer.

Sabemos que o desafio é tremendo e que somente mantendo o nosso foco na expansão missionária, poderemos avançar na visão desta obra que foi iniciada por Eurico Nelson. Somente através de Missões Estaduais, poderemos dar continuidade a esta visão, cumprindo a ordem de Cristo que “andava pelos caminhos e valados, pelas cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo”.

Participe e leve a sua igreja a participar desta obra missionária, orando, se envolvendo e contribuindo para que tenhamos como propagar “Mais de Cristo no Pará”. Honremos o legado que nos foi deixado e que Deus nos abençoe!

 

VEJA MENSAGENS, ESBOÇOS E ARTIGOS

Pr. Vitor Hugo Mendes de Sá

Views All Time
Views All Time
1131
Views Today
Views Today
1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.