A Cobapa vive um momento de grandes expectativas

Na reunião do Conselho de Planejamento e Coordenação da Cobapa, realizada em 08 de junho de 2016, elencamos as ações relevantes e estratégicas que a Convenção Batista do Pará realizou no período de fevereiro a maio de 2016, por meio de sua engrenagem em todo o estado do Pará, o que mostrou que a Cobapa está em ação.

Também na reunião passada ventilou-se sobre a necessidade de cortar gastos para compatibilizar as despesas com as receitas. Visto que as receitas estão diminuindo, as despesas devem ser reduzidas. Não se pode gastar mais do que se arrecada. Seguindo essa filosofia, que deve nortear a conjuntura denominacional, significando que devemos entrar num período de rigorosa austeridade financeira, tomamos a liberdade de reduzir várias ações até dezembro de 2016.

Uma grande analise será feita de setembro a dezembro buscando uma resposta de redução na ordem de 30 a 40 por cento para que a Cobapa tenha condições de continuar caminhando nesse tempo de crise econômica no País. Todos os missionários coordenadores estão sendo conscientizados bem como os funcionários da sede. Vamos implementar ações visando contato com as igrejas para que façam um esforço grande para não cortarem as contribuições destinadas à Cobapa.

Apesar de tudo, a Convenção vive um momento de grandes expectativas, haja vista, que as ações convencionais são bem recebidas pelo povo. Podemos destacar:

Excelente evento que foi o SEMINARIO de Igreja Multiplicadora e PGM na região do Xingú, Altamira, o qual foi muito bem aceito pelo povo batista comparecendo mais de cem participantes, no templo da Primeira Igreja Batista, no período de 10 a 12 de junho de 2016. O evento foi uma parceria entre Cobapa, Abax e JMN.

Histórica formatura do Instituto Bíblico Cobapa (IBC) no Marajó. A Convenção nunca esteve tão perto do povo da Ilha de Marajó como está atualmente. A referida formatura ocorreu na cidade de Breves, na liderança do senhor Coordenador Pr. Raimundo Borges (pop. Pr. Lennon) e do senhor Coordenador estadual do IBC Pr. José Leonel dos Santos Silva, acompanhado pelo Diretor da Cobapa Pr. Ruy G. Ferreira. Foi no dia 25/06/2016, fazendo parte da formatura alunos de Breves, Curralinho, Bagre e Portel.

Novo Projeto de Plantação de Igreja em Ponta de Pedras na Ilha de Marajó. Mais uma cidade está sendo alcançada com o Evangelho de Jesus Cristo pelos batistas do Pará, é a cidade de Ponta de Pedras na Ilha de Marajó. O projeto iniciou com o impacto RADICAL Cobapa em julho e o casal de missionários está sendo efetivado a partir de 01 de setembro de 2016.

A Cobapa oferece Assessoria Jurídica gratuita às Igrejas Batistas do campo. A Convenção Batista do Pará com a visão correta de servir as igrejas do campo vem disponibilizando, por meio de um convenio missionário jurídico, com Dr. Nixon Rocha e Dr. Carlos Maia, assessoria jurídica gratuita às igrejas do nosso campo. O objetivo é servir as igrejas da melhor maneira possível no campo jurídico. Existem muitas igrejas com dificuldade de reunir sua documentação para concretizar sua filiação à Convenção.

A Convenção Batista do Pará presente no Café da CBB na PIB do Pará, em 02/07/2016. Toda liderança Convencional esteve presente no referido café, para consolidar o apoio da Cobapa ao evento – Assembleia da CBB em 2017 em Belém.

Realização do Congresso Estadual de uma Organização Executiva – JUBAPA. A Convenção Batista do Pará deu toda o apoio para o referido evento, pessoal e financeiro, e disponibilizou sua liderança para estar presente no evento que ocorreu de 15 a 17 de julho de 2016, na cidade de Santarém.

A Convenção mais perto das Igrejas do Sul do Pará. A Coordenadoria Regional do Sul foi criada em janeiro de 2016, tendo como Coordenador Regional o Pr. Alcir Risuenho, o qual está realizando um bom trabalho. Recomendamos uma ação urgente na região de Redenção, a qual foi feita e cujo resultado foi promissor para os objetivos convencionais. O Coordenador esteve no Sul no período de 5 a 7 de agosto, visitou igrejas e dialogou com a liderança sobre os objetivos da Cobapa na região. 

A Convenção Batista do Pará, a partir de 2010, optou por gerir o campo por meio de Coordenadorias Regionais. A ideia é criar uma Coordenadoria em cada região. No momento ainda não foram criadas Coordenadorias no Xingu e no Tapajós. As nove (9) coordenadorias criadas estão funcionando regularmente bem. As dificuldades encontradas e que vem sendo solucionadas devem-se ao fato de que, no meio batista, não são ministrados cursos de gestão ou liderança. Porém, os coordenadores estão sendo capacitados por meio de leituras recomendadas e de reuniões de gestão onde são repassados os conteúdos e princípios de gestão e liderança. Acredita-se que em alguns anos a cultura de Gestão e Liderança por meio de Coordenadorias Regionais, será muito aceito e benéfico ao campo. Hoje já podemos dizer que a Cobapa está servindo mais e está muito mais perto das igrejas por meio dos Missionários Coordenadores.

Realização do Congresso Estadual de uma Organização Executiva – UMHB. A Convenção Batista do Pará deu todo o apoio para o referido evento e disponibilizou seu Conselheiro Pr. José Carlos Lopes bem como seus Coordenadores para estarem presentes e serem efetivos na realização. Destaca-se o Coordenador Regional Pr. Rubens Figueiredo de Lima, que recebeu missão especifica de ajudar antes, durante e depois do evento, ao senhor presidente da UMHB Irmão Adão Júlio. O referido Congresso ocorreu nos dias 19 a 21 de agosto de 2016, em Tucuruí, no templo da Igreja Batista Memorial.

A Cobapa está em Ação. Todos os dias de segunda a sexta feira o escritório da Cobapa esta aberto para atender o povo batista. Todos os dias de terça a domingo os senhores Missionários Coordenadores Regionais estão em ação em suas regionais, realizando o trabalho missionário da Cobapa. Todos os dias o Diretor Executivo da Cobapa está em Ação ocupado com os objetivos da Convenção. A Obra que cabe a uma Convenção está sendo feita. A Parceria da Cobapa com as igrejas do campo está consolidada. A parceria da Cobapa com a OPBB-PA, está acontecendo de maneira abençoadora. A parceria da Cobapa com as Organizações da CBB também está funcionando.

Não realizamos tudo o que deveríamos realizar, porém, realizamos tudo o que foi possível. Por isso agradecemos ao nosso Deus, ao Conselho, a Equipe Executiva da Cobapa, e também, a todas as igrejas e seus digníssimos pastores e lideres, que têm apoiado o trabalho da nossa Convenção.

Pr. Ruy Gonçalves Ferreira
Diretor Executivo da Cobapa

Views All Time
Views All Time
1257
Views Today
Views Today
1

One comment

  • PARABÉNS PELA MUDANÇAS! E PRINCIPALMENTE, PELA FIRMEZA NO MOMENTO CRÍTICO! É IMPORTANTE PENSAR: “NINGUÉM DETÊM FÓRMULAS CORRETAS DE MÉTODOS E NEM MESMO SABE TODAS AS COISAS; MAS QUANDO SE PROCURA A PAZ COM TODOS E UMA VIDA DE ÍNTEGRO CARÁTER, DIANTE DE DEUS E DOS HOMENS; COM PACIÊNCIA E AMOR PELAS PESSOAS, CERTAMENTE O RESULTADO BENÉFICO AO REINO CELESTIAL SERÁ MAGNIFICO!” COMO DISSE PARABÉNS A TODOS OS IRMÃOS QUE ADMINISTRAM NOSSA CONVENÇÃO BATISTA DO PARÁ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.