A ESSÊNCIA das Organizações VITORIOSAS são os seus DESAFIOS

“A coragem é algo contagioso. Quando um homem valente assume uma posição, os outros se sentem encorajados”.

(Billy Graham).

LOUVAMOS a Deus por tudo o que foi possível realizar no período deste relatório, basicamente, de janeiro a abril de 2018. Com certeza é pela graça de Deus que estamos caminhando rumo ao objetivo maior que é MAIS DE CRISTO NO PARÁ. Reconhecemos também que o bom andamento da Convenção estadual, deve-se a postura cristã dinâmica e proativa deste Conselho Geral que tem sido sábio, rápido e firme em suas decisões, sempre demostrando coesão, justiça e amor. Segundo Epicuro “os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e às tempestades”. Nós acreditamos que a Alta Liderança da Cobapa deve a sua reputação às mudanças repentinas no mundo, aos desafios missionários do campo e a escassez de recursos financeiros e humanos. Pois, esses são temas desafiadores a qualquer organização.

 

A ESSÊNCIA das Organizações VITORIOSAS são os seus DESAFIOS. A Cobapa enfrenta e vence desafios desde sua fundação em 01/11/1929. “Assim são as organizações que permanecem. Elas são saudáveis. Mantém um bom planejamento. Potencializam as suas lideranças. Otimizam os seus recursos. Operacionalizam profundas mudanças. Promovem inovações. Aperfeiçoam a sua Gestão e vencem desafios”.(RGF). O mundo é globalizado, mas o tempo não é estático. O tempo está passando. Tudo está em processo de transformação. Novos tempos exigem novas mudanças. Por isso é necessário capacidade técnica, conceitual, criatividade, disposição para tomar decisões arriscadas e mudar para melhor. Para tanto, espera-se que os líderes do século 21 sejam homens e mulheres corajosos, valentes e que possam encorajar outros, mesmo porque, como diz Eleanor Roosevelt “Não é justo pedir aos outros aquilo que você mesmo não está disposto a fazer”. A Cobapa segue o seu caminho enfrentando e vencendo os seus desafios. Neste tempo o desafio da Cobapa tem a ver com os seus projetos de gestão, capacitação, projetos sociais e missionários, alguns em execução outros em fase de implementação.

 

O PROJETO MAIS IMPORTANTE DA COBAPA é o Projeto de Coordenadoria Regional. Este projeto nasceu em 2010 para fortalecer a Gestão da Cobapa em nível estadual. A Cobapa sofria com a falta de credibilidade. Os presidentes de Associações não tinham boa relação com a Convenção. A Cobapa estava totalmente desintegrada de suas organizações. Em termos de eventos cada organização fazia o que lhe parecia melhor aos seus olhos. As prestações de contas eram ineficazes. Reclamavam-se aos quatro cantos do Estado que a Cobapa estava longe das igrejas e que não investia nas regiões. Com a implantação das Regionais e a presença dos Missionários Coordenadores Regionais, a Cobapa fez-se presente nas igrejas. Portanto, este projeto deve ser melhorado em todos os sentidos. Os Missionários Coordenadores são Líderes Regionais, atuando em favor da Cobapa, nas regiões do Estado. As sete obrigações desses líderes estão registradas no Livro de Mensageiro da 81ª. Assembleia da Cobapa em Marabá, novembro de 2017, pp.48-49:

1) Coordenar as ações missionárias da Cobapa em sua regional, em parceria com as igrejas e organizações;

2) Ser exemplo de cooperação voluntária para com as igrejas, incentivando as promoções missionárias;

3) Manter-se no foco de conquistar novas cidades com a plantação de uma nova igreja batista;

4) Priorizar a formação de novos obreiros com a boa gestão do Instituto Bíblico Cobapa, substituído pela parceira com o STBE/FATEBE;

5) Potencializar esforços visando o fortalecimento de igrejas pequenas ou sem pastor;

6) Reunir com a equipe de liderança regional para ajustar o Plano de Ação. Fazer prestação de contas à tesouraria da Cobapa;

7) Reportar-se ao Diretor Executivo quando necessitar ou mensalmente por meio de relatório.

 

PROJETO DE FORMAÇÃO DE PASTORES E LÍDERES referido projeto está sendo elaborado pela Equipe do STBE/FATEBE de responsabilidade de seu Diretor Geral, pastor Benildo Veloso da Costa. O seu objetivo é implantar em cada Regional da Cobapa e nas duas Associações, ou em qualquer igreja que solicitar, o CURSO LIVRE DE FORMAÇÃO PASTORAL E LIDERANÇA CRISTÃ, com dois anos e meio de duração inclusos, nesse período, seis meses de estágio. Está sendo configurado para que o corpo docente seja formado por professores membros de igrejas batistas, e no corpo discente seja a maioria batista, sempre priorizando pessoas vocacionadas egressos de nossas igrejas. O valor da mensalidade foi estipulado em R$ 180,00 sendo que com desconto fica R$ 162,00. A previsão é que este curso seja iniciado a partir do mês de agosto de 2018.

Este curso fruto da mega parceria entre a COBAPA x CBB/STBE/FATEBE, com apoio da OPBB-PA, chegou para fazer a diferença. Merece o empenho de toda a liderança da Convenção Batista do Pará e das organizações parceiras e apoiadoras. Estamos falando de uma porta que se abriu (1ª Co. 16.9) para termos novos Pastores e líderes para o presente e futuro de nossa denominação no estado do Pará. Os obreiros formados neste curso vão fomentar a permanência de projetos de plantação de igrejas em andamentos e dar o start para novos projetos com as mesmas finalidades missionárias em nosso estado.

Views All Time
Views All Time
1795
Views Today
Views Today
1